O Papel Vital do Ácido Crômico nas Indústrias

Data: 13 Mar, 2024

O ácido crômico é uma substância química amplamente utilizada na indústria do vidro, cerâmica e curtume devido às suas propriedades únicas e versáteis. Sua importância no setor químico é inquestionável e seu papel nessas indústrias desempenha um papel vital em diversos processos.

Na indústria do vidro, o ácido crômico é empregado em várias etapas do processo de fabricação. Uma de suas principais aplicações é na limpeza e preparação das superfícies antes da aplicação de revestimentos ou tratamentos especiais. Sendo muito versátil, o ácido crômico é utilizado como componente em soluções de limpeza ácida para remover impurezas e manchas indesejadas, garantindo transparência e qualidade final.

No setor cerâmico, o ácido crômico é utilizado na coloração de cerâmicas e esmaltes. A sua capacidade de reagir com diferentes compostos resulta em uma ampla gama de cores e tonalidades, que permitem a criação de peças únicas e personalizadas. Além disso, o ácido crômico também é utilizado como agente oxidante nos processos de fabricação das cerâmicas, auxiliando na obtenção de características específicas de textura e resistência.

Por último, mas não menos importante, o ácido crômico tem aplicação indispensável indústria do curtume. Nesse setor, ele é utilizado no processo de curtimento de peles e couros, onde atua na fixação dos taninos aos colágenos presentes na pele animal. Essa reação química resulta na formação de ligações estáveis entre as fibras de colágeno, conferindo resistência e durabilidade ao produto final, além de ser agente de fixação de corantes e pigmentos utilizados no tingimento de couros, garantindo cores vivas e duradouras.

Simplesmente um dos coringas do setor químico

A importância do ácido crômico no setor químico dentro das mais variadas indústrias é evidenciada pela sua capacidade de fornecer propriedades específicas aos produtos em suas etapas finais, seja aumentando a resistência e durabilidade, conferindo cores vibrantes ou garantindo a qualidade e transparência. Sua versatilidade e eficácia tornam-no um componente coringa em diversos processos de fabricação.

No entanto, não para por ai. lém das aplicações mencionadas, o ácido crômico também está presente  em outras áreas da indústria química, como na produção de pigmentos, catalisadores e produtos químicos para tratamento de superfícies metálicas, já que sua capacidade de reagir com incontáveis compostos químicos, ajuda na obtenção de resultados controlados e confere propriedades únicas ao produto final.

É importante destacar que o ácido crômico deve sempre ser manuseado com muito cuidado, seguindo as recomendações da FDS – Ficha de Dados de Segurança (antiga FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), devido à sua natureza corrosiva e tóxica. As medidas de segurança adequadas devem ser adotadas durante o manuseio, armazenamento, transporte e descarte, para garantir a segurança dos trabalhadores e a proteção do meio ambiente. A IQBC atua como referência na venda e distribuição de ácido crômico para os mais diversos setores da indústria química. Já são quase 60 anos de know-how, com profissionais químicos altamente capacitados, que analisam e conferem todas as características e pureza do produto, que é armazenado e transportado atendendo as mais rígidas regras de segurança. Fale conosco e conheça esta e outras soluções.

Buscar Artigos

Siga-nos nas

Redes Sociais

Fique por dentro das novidades e promoções da IQBC.

Clique para responder
Olá, tudo bem? Como posso te ajudar, hoje?