A barrilha leve, também conhecida como carbonato de sódio, é um composto químico fundamental em diversas indústrias, desempenhando um importante papel nos processos produtivos e fabris. Seu uso abrange uma ampla gama de setores, desde o vidro até a produção de alumínio e siderurgia, até mesmo em indústrias não ferrosas. Mas como esse composto essencial impulsiona esses mercados e o que faz dele tão indispensáveis?
Indústria de Vidro: Transparência e Resistência
Na indústria do vidro, o carbonato de sódio é um componente chave, ao atuar como um elemento fundente. Este composto ajuda a reduzir a temperatura necessária para a fusão dos ingredientes principais, como areia de sílica, calcário e óxido de alumínio. Isso não apenas otimiza o processo, reduzindo os custos de produção, mas também melhora a qualidade do vidro resultante, conferindo-lhe maior transparência e resistência.
Além disso, ele ainda ajuda na estabilização da composição química do vidro, o que lhe garante propriedades consistentes e previne a formação de impurezas que poderiam comprometer sua integridade estrutural e estética.
O setor de Alumínio agradece: Refinamento e Purificação
Na indústria do alumínio, o carbonato de sódio é frequentemente utilizado no processo de refino da alumina (principal insumo para a produção de alumínio). Durante o processo conhecido como Bayer, onde a bauxita é convertida em óxido de alumínio anidro, também chamado de alumina, o carbonato de sódio é empregado para ajudar na purificação da solução, separando-a de impurezas como sílica e óxidos de ferro.
Da mesma forma, o seu uso também costuma ser visto em outros estágios do processo de produção de alumínio, como na purificação do metal líquido durante a eletrólise da alumina, garantindo a qualidade e a pureza do alumínio resultante.
Aplicações na Siderurgia de Ferro: Melhoria da Eficiência e Redução de Custos
Na siderurgia de ferro, o carbonato de sódio desempenha um papel significativo na redução de custos e no aumento da eficiência dos processos. Durante a produção de ferro gusa, o carbonato de sódio é utilizado como agente redutor na fabricação de pelotas de minério de ferro.
É ele que, com o seu alto grau de importância, é empregado na remoção de enxofre e fósforo do ferro fundido, contribuindo para melhorar suas propriedades mecânicas durante o refino, reduzindo a necessidade de etapas adicionais no processo.
Indústrias Não Ferrosas: Diversidade de Aplicações
Nas indústrias não ferrosas, como a produção de metais não ferrosos, o carbonato de sódio encontra diversas aplicações. Por exemplo, na produção de metais como o cobre, o carbonato de sódio é utilizado tanto como agente fundente como na remoção de impurezas durante o processo de refinamento.
Contudo, não é só isso, a barrilha leve também é empregada na indústria química em geral para preparação de detergentes e sabões (preferida pela indústria de detergentes em pó), usada nas estações de tratamento de água e efluentes, no tratamento de piscinas, onde a barrilha leve, sendo um agente alcalino, pode ser utilizada para aumentar o pH da água. Na indústria têxtil para o processamento de tecidos com a finalidade de branqueamento, amaciamento e remoção de manchas. entre outras aplicações que ainda serão conteúdos aqui neste blog, contribuindo para uma ampla gama de diferentes setores.
Barrilha Leve (carbonato de sódio) da IQBC
Para concluir, o carbonato de sódio, comercializado pela IQBC tem procedência de marcas extremamente conceituadas, sendo uma delas a Barrilha Leve Turca da Sisecam, com alto grau de pureza e concentração acima de 99%. Somente produtos com grande nível de confiabilidade são capazes de conferir ao cliente e aos seus produtos, resultados incontestáveis. Fornecemos a fusão perfeita entre qualidade e custo-benefício, o que gera nítida melhora nos processos fabris, evitando retrabalhos e aumentando a economia, tanto de insumos quanto de tempo. Acesse agora nosso site e confira todas as nossa soluções em produtos químicos.